Start Planning
Dia de Finados

Dia de Finados 2019 e 2020

O Dia de Finados é um feriado nacional, além de ser um dia santo na Igreja Católica, que ocorre todo dia 2 de novembro.

AnoDataDiaFeriados
20192 de novembroSábadoDia de Finados
20202 de novembroSegunda-feiraDia de Finados

O Dia de Todos os Santos, que ocorre um dia antes do Dia de Finados, é um dia especificamente para relembrar e rezar pelos santos e mártires falecidos. No Dia de Finados, as orações são para todos os cristãos falecidos.

Embora o Dia de Todos os Santos tenha origens pagãs, os católicos de hoje o mantém conectado à crença do Purgatório. Acredita-se que os “fiéis falecidos” terão alguns pecados cometidos ainda em vida a expiar. Eles devem, assim, passar pelo purgatório para terem esses pecados “limpos pelo fogo” e só então conhecer Deus e a felicidade do paraíso.

Acredita-se que as orações dos parentes vivos e a “Missa Póstuma” no Dia de Todos os Santos ajuda a expurgar os pecados e aliviar o sofrimento dos falecidos. Essas tradições foram popularizadas nos tempos medievais, começando na França, mas agora são mantidas por todo o mundo católico.

No Brasil, o Dia de Todas as Almas é chamado Dia De Finados, que significa “Dia dos Mortos”. Neste dia, os brasileiros visitam cemitérios e decoram os túmulos dos entes queridos com flores e velas e rezam por eles. A luz das velas representa a vida do falecido.

Os crisântemos são as flores mais usadas popularmente, a maioria delas sendo vermelhas, amarelas ou brancas. Elas são escolhidas por serem símbolos da vida e da morte, duradouras, fáceis de encontrar e por terem custo acessível.

Uma palavra associada ao Dia de Finados no Brasil é saudade, que pode ser traduzida para o inglês como “nostalgia”. O Dia de Finados é o dia para relembrar os bons tempos e as perdas, para participar de missas para os mortos e também para ficar em luto por eles. Não é como o Dia dos Mortos do México, que funciona como uma enorme festa, mas é mais solene e contemplativo.

Accept