Start Planning
Natal

Natal 2018 e 2019

O Natal é celebrado todo dia 25 de dezembro e é tido como uma das mais importantes celebrações festivas do calendário brasileiro.

AnoDataDiaFeriados
201825 de dezembroTerça-feiraNatal
201925 de dezembroQuarta-feiraNatal

Embora exista uma forte apropriação das tradições natalinas de Portugal, do qual o Brasil já foi uma colônia, também há influências dos Estados Unidos, outros países latino-americanos e da ascendência altamente diversa do Brasil.

O dia 25 de dezembro é similar ao de outros lugares em muitos aspectos, entretanto, há algumas formas especiais com as quais o feriado é celebrado no Brasil:

  • Há cenários de Natividade em muitas igrejas, casas e locais de negócios. Eles são chamados de “presépios” no Brasil, do latim “presepium” (que significa “cama de palha”), por causa da cama de palha na qual acredita-se que o menino Jesus foi colocado enquanto estava na manjedoura.
  • Peças, conhecidas como “Os Pastores” são muito populares. No Brasil, existe uma forma distinta que prevalece, na qual os pastores e uma pastora são grandes. Uma cigana também aparece na manjedoura e tenta sequestrar Jesus e há muitos detalhes únicos em peças individuais.
  • Missas à meia noite na véspera de Natal também são comumente frequentadas, inclusive pelos que raramente vão à igreja no restante do ano. A cerimônia é chamada de “Missa do Galo” porque um gato cacareja antes do seu início. No dia de Natal, muitos também vão à igreja à tarde.
  • Os trabalhadores recebem o 13º salário em dezembro, o que quer dizer que recebem em dobro naquele mês. Isso é feito para levantar a economia no Natal e é uma tradição de várias décadas.
Accept