Start Planning
Dia da Independência

Dia da Independência 2019 e 2020

O Dia da Independência do Brasil ocorre todo dia 7 de setembro para marcar a data de 1822 em que o Brasil for declarado independente de seu colonizador, Portugal.

AnoDataDiaFeriados
20197 de setembroSábadoDia da Independência
20207 de setembroSegunda-feiraDia da Independência

O Dia da Independência também é conhecido como Sete de Setembro. O dia é comemorado com muito entusiasmo e é celebrado com muitos desfiles, shows e outros eventos patrióticos especiais.

A terra hoje ocupada pelo Brasil foi por muito tempo a moradia de tribos nativas, mas a nação moderna começou a tomar forma quando os portugueses a descobriram e colonizaram durante os séculos 16, 17 e 18. No começo do século 19, Napoleão Bonaparte invadiu Portugal, fazendo com que o rei de Portugal estabelecesse residência no Rio de Janeiro, Brasil.

Em 1815, a coroa portuguesa declarou um novo arranjo político para o seu império, chamado “Reino Unido de Portugal, Brasil e de Algarves”. Isso significava que Portugal, Brasil e a ponta Sul de Portugal moderno (chamada Algarve) eram países separados regidos por um monarca, cuja residência continuava no Rio de Janeiro.

Entretanto, depois que uma revolução irrompeu em Portugal em 1820, o rei retornou a Portugal e deixou o Príncipe Pedro I administrando a porção brasileira do império português. Em 1821, um requerimento foi feito de que o Brasil fosse rebaixado à sua posição de simples colônia. O príncipe Pedro se recusou e, em 7 de setembro de 1822, declarou a independência com total apoio do Senado brasileiro.

Uma guerra da independência irrompeu entre Brasil e Portugal, mas foi uma guerra com relativamente pouco derramamento de sangue. Em 1824, as últimas tropas portuguesas no Brasil já tinham sido derrotadas. Em 1825, Portugal reconheceu formalmente a independência do Brasil. O Brasil é a única nação no hemisfério ocidental a ter sido uma monarquia. Na verdade, foi apenas em 1893 que o Brasil finalmente adotou uma forma republicana de governo.

Accept