Start Planning
Proclamação da República

Proclamação da República 2019 e 2020

A Proclamação da República é celebrada todo dia 15 de novembro para comemorar a proclamação do fim da monarquia brasileira e o começo da república.

AnoDataDiaFeriados
201915 de novembroSexta-feiraProclamação da República
202015 de novembroDomingoProclamação da República

O Brasil foi uma colônia de Portugal. Naquela época, diferente de qualquer outra nação no Hemisfério Ocidental, o Brasil era regido pelo seu próprio rei, Pedro I, quando se tornou independente em 1822. Pedro I abdicou do trono em 1831, quando seu filho tinha apenas cinco anos de idade, então um regente ficou em seu lugar até que Pedro II atingiu a maioridade e tomou o poder. Foi só em 1889 que a monarquia foi derrubada e uma forma republicana de governo estabelecida.

O movimento para uma forma mais democrática de governo começou anos antes e foi combinado com um movimento para abolir a escravidão. Embora Pedro I apoiasse a abolição, ela nunca ocorreu e as forças contra a escravidão estavam cada vez mais impacientes. Por volta de 1860, os sentimentos republicanos estavam muito difundidos no Brasil e a escravidão e a economia brasileira ruim eram dois problemas que “colocavam lenha na fogueira da revolução”.

A escravidão, finalmente, foi abolida em 13 de maio de 1888, enquanto o país ainda era uma monarquia. Isso não foi o suficiente para matar o desejo de mudança, entretanto. Várias rebeliões irrompiam de tempos em tempos, demonstrando a agitação e a insatisfação do povo.

O marechal Deodoro da Fonseca foi um herói militar brasileiro na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai. No começo, ele também ajudou a acabar com rebeliões contra o governo e se recusou sequer a conhecer aqueles que queriam depor Pedro II.

Eventualmente, entretanto, até Fonseca viu a necessidade de mudança e concordou em se unir aos republicanos e acabar com a monarquia. Fonseca então liderou um golpe militar sem derramamento de sangue e tomou controle do quartel-general militar na cidade capital, o Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889. Ele, então, proclamou a república brasileira e se tornou líder de um governo intermediário até que eleições pudessem ser feitas.

Accept