Start Planning
Dia de Tiradentes

Dia de Tiradentes 2019 e 2020

O Dia de Tiradentes no Brasil é celebrado todo dia 21 de abril e homenageia a morte de Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes.

AnoDataDiaFeriados
201921 de abrilDomingoDia de Tiradentes
202021 de abrilTerça-feiraDia de Tiradentes

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em uma família pobre no Pombal. Após a morte de seus pais, ele foi adotado pelo seu padrinho e mudou-se para Vila Rica, onde foi ensinado por um tutor que também era cirurgião.

Enquanto o Brasil estava sob o domínio dos portugueses, o governo arrecadava uma taxa alta de impostos dos brasileiros. Enquanto militar, Joaquim José da Silva Xavier testemunhou a exploração dos brasileiros pelos portugueses o que o levou a iniciar um movimento de liberação conhecido como Inconfidência Mineira, esperando que o Brasil conquistasse a independência de Portugal.

Ele foi influenciado pelo sucesso da Revolução Americana e tentou fazer uma rebelião quando os oficiais portugueses tentavam cobrar os impostos. Seu objetivo era a queda do governo em fevereiro de 1789, mas um dos membros de seu grupo o traiu. Ele foi preso junto com outros que foram denominados coconspiradores.

O julgamento durou três anos, durante os quais Xavier recebeu o nome Tiradentes, que tinha objetivo de ser derrogatório, mas o qual ele adotou. Tiradentes sustentou que foi o líder da rebelião e tomou total responsabilidade.

No dia 21 de abril de 1892, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em uma cerimônia pública no Rio de Janeiro. Depois do desmembramento, seu corpo foi exibido pela região para desencorajar outras revoltas. Embora todos os seus coconspiradores tenham recebido a sentença de morte, a dele foi a única executada após a insurreição.

Sua execução brutal o levou a ser considerado um mártir para aqueles ainda lutando pela independência. Hoje, ele é tido como um herói embora sua rebelião não tenha sido bem sucedida. Muitos acreditam que foi o começo do que eventualmente levou à independência do Brasil, entretanto. Portugal declarou a independência do Brasil 32 anos após a morte de Tiradentes.

Accept